quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bateria Automotiva

A bateria é com certeza o equipamento mais esquecido do sistema elétrico do carro. Só é lembrado naquele dia pela manhã quando você irá dar partida no seu veículo e ele não funciona.
A bateria fornece energia para todos os sistemas elétricos do veículo, desde aquela luz de cortesia até o seu sistema de som super-ultra-mega potente.
Existem no mercado dois tipos de baterias;
As seladas que não necessitam de manutenção e as não seladas, que periodicamente requerem uma atenção básica.
As seladas não requerem adição de solução de bateria e tem a sua carga monitorada por um visor onde pode-se verificar a quantas anda o seu poder de reter energia.
As não seladas necessitam de um acompanhamento contínuo do seu nível de liquido para que o mesmo não se perca com o tempo e assim a sua capacidade de reter energia seja abreviada. Observando estes cuidados uma bateria pode durar mais de três anos. Já vi baterias com essa idade, mas normalmente uma bateria com dois anos já começa a dar sinais de cansaço.
A bateria estará sempre em ordem se seguirmos estes passos, mas não podemos esquecer de que se caso a bateria estiver descarregando sem motivo aparente, devemos levar o carro até algum especialista para que ele dê um dignóstico preciso sobre esse problema, que pode ter algumas causas. Auto descarga (fuga de corrente) é o caso mais comum nessas condições e deve ser investigada para que seja sanado esse defeito.
Não podemos esquecer do alternador. Utilizando o auxílio de um multímetro podemos monitorar a sua transmissão de carga para a bateria. O alternador tem que estar com a sua carga entre 13.4 e 14.5 para suprir todas as necessidades elétricas do carro.
Caso a luz indicadora de bateria acenda no seu painel, quer dizer que existe algum problema com o seu alternador e nesse caso você deve procurar um profissional para uma análise mais detalhada.
Existem no mercado diversas marcas e preços de baterias. Temos que dar preferência para as mais conhecidas e já com um conceito formado entre a sociedade. Nem sempre uma bateria cara é uma bateria boa. Consulte um eletricista para conhecer as melhores marcas e ter a certeza de que você irá fazer uma compra segura. Abraços a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário