A bateria é com certeza o equipamento mais esquecido do sistema elétrico do carro. Só é lembrado naquele dia pela manhã quando você irá dar partida no seu veículo e ele não funciona.
A bateria fornece energia para todos os sistemas elétricos do veículo, desde aquela luz de cortesia até o seu sistema de som super-ultra-mega potente.
Existem no mercado dois tipos de baterias;
As seladas que não necessitam de manutenção e as não seladas, que periodicamente requerem uma atenção básica.
As seladas não requerem adição de solução de bateria e tem a sua carga monitorada por um visor onde pode-se verificar a quantas anda o seu poder de reter energia.
As não seladas necessitam de um acompanhamento contínuo do seu nível de liquido para que o mesmo não se perca com o tempo e assim a sua capacidade de reter energia seja abreviada. Observando estes cuidados uma bateria pode durar mais de três anos. Já vi baterias com essa idade, mas normalmente uma bateria com dois anos já começa a dar sinais de cansaço.
A bateria estará sempre em ordem se seguirmos estes passos, mas não podemos esquecer de que se caso a bateria estiver descarregando sem motivo aparente, devemos levar o carro até algum especialista para que ele dê um dignóstico preciso sobre esse problema, que pode ter algumas causas. Auto descarga (fuga de corrente) é o caso mais comum nessas condições e deve ser investigada para que seja sanado esse defeito.
Não podemos esquecer do alternador. Utilizando o auxílio de um multímetro podemos monitorar a sua transmissão de carga para a bateria. O alternador tem que estar com a sua carga entre 13.4 e 14.5 para suprir todas as necessidades elétricas do carro.
Caso a luz indicadora de bateria acenda no seu painel, quer dizer que existe algum problema com o seu alternador e nesse caso você deve procurar um profissional para uma análise mais detalhada.
Existem no mercado diversas marcas e preços de baterias. Temos que dar preferência para as mais conhecidas e já com um conceito formado entre a sociedade. Nem sempre uma bateria cara é uma bateria boa. Consulte um eletricista para conhecer as melhores marcas e ter a certeza de que você irá fazer uma compra segura. Abraços a todos e até o próximo post.
Oficina especializada em mecânica, elétrica e eletrônica de veículos automotores. Nossos valores se baseiam em honestidade, pró atividade, diligência, visão, ação e estratégia. Buscamos a qualidade total para agregar valor aos nossos serviços, atendendo assim as necessidades dos nossos amigos e clientes. e-mail de contato: 11 2305-0294 e e-mail: eletrotechauto@hotmail.com
quinta-feira, 16 de junho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Quem tem fome?
Amigos, peço uma pequena licença para falar de um assunto tão gostoso quanto carros. Comer!
Tem coisa mais deliciosa de fazer quando estamos com fome e chegamos em casa e tem algo tão suculento para provar?
A minha noiva (futura esposa, tirem os olhos) tem um talento inestimável na cozinha e esta trabalhando nisso com encomendas. Ela tem um blog também, onde ela posta algumas das coisas mais apetitosas que ela desenvolve. Entrem lá e deêm uma olhada, quem sabe não dá uma fome e vocês encomendem alguma coisa para agradar tanto a vocês quanto suas namoradas, esposas, filhos e filhas. Espero vocês lá. http://oficinadeculinaria.blogspot.com/
Abraços!
quinta-feira, 9 de junho de 2011
O Poder da Comunicação na Oficina
Comunicação entre as pessoas. Difícil explicar mas fácil de exercitar depois de um certo tempo. É uma arte, certamente! Não raro hoje em dia a relação entre humanos, sejam elas de qualquer nível tende a ser muito complexa haja vista a dificuldade em ouvir e ser ouvido.
Temos de uma maneira geral uma tendência em tentarmos sermos os donos da verdade, querer implantar de todo modo aquilo que achamos ser o certo, mas isso implica na maioria das vezes em conflitos e a um afastamento entre as partes por um julgamento, as vezes preciptado, daquele que tende a ser e querer ser o centro das atenções e dono da razão por não saber como ser ouvido e persuadir o interlocutor naquilo que ele deseja e ser prontamente atendido naquilo que esta solictando.
Como um profissional da área de reparação automotiva aprendi nesse pouco tempo que temos que ser os mais claros possíveis na identificação e no relato de um determinado problema num veículo e passar isso de forma clara e objetiva ao seu proprietário para que de um modo ou de outro ele fique satisfeito pois sabe que seu veículo sairá com o seu problema resolvido.
Atrasos na identificação do problema ou falha na comunicação do mesmo tende a afastar o cliente das nossas oficinas pois na maior parte das vezes o dono do veículo somente importa-se com o custo de reparação e não com a sua qualidade. Defeitos que deixam o veículo parado em algum lugar sem a possibilidade de mobilidade deixam a pessoa em pânico e quando são resolvidos parecem que um câncer foi retirado do seu corpo ou de sua lataria como preferirem.
A comunicação eficiente gera frutos imediatos no nosso trabalho, gerando receitas e ainda mais clientes, pois estes mesmos que foram bem orientados tendem a espalhar a nossa fama pelos bairros, pois você esta deixando bem claro aquilo tudo o que vai fazer no veículo e o proprietário sente-se seguro pois sabe que ele esta em boas mãos pela clara manifestação de conhecimento da causa.
Esta comunicação demonstra empenho e honestidade por parte do reparador, firmeza no tom de voz, volume, fala calma com as palavras certas na hora certa também causam impacto positivo no interlocutor.
Saiba que um cliente satisfeito elevará o nome da sua oficina e certamente gerará uma corrente de pessoas ansiosas pelos seus serviços, assim gerando uma cadeia de ondas positivas e lucros!
Um cliente bem orientado certamente sairá satisfeito da sua oficina e mesmo que o serviço não seja executado naquele momento, ele lembrará de você na hora que for conveniente.
Assinar:
Comentários (Atom)

