quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como fazer a Inspeção Veicular para veículos que perderam o prazo:

O prazo para inspeção dos veículos de placa 1 a 6 já venceu, e dia 30 de setembro é o prazo final para veículos de placas final 7 . Veículos que não foram aprovados ou não passaram pela inspeção dentro do prazo legal estão com licenciamento bloqueado e sujeitos a multa, caso sejam parados em uma fiscalização de trânsito ou se forem flagrados pelos radares que multam quem desrespeita o rodízio. 

Mas regularizar o veículo é simples.
Quem não realizou a inspeção do veículo dentro do prazo, poderá agendá-la a qualquer hora, sem cobranças adicionais por parte da Controlar, além de contar com a comodidade de, até o final de setembro, poder agendar a inspeção nos horários noturnos, em alguns centros de inspeção. Antes de levar o carro para a inspeção é necessário recolher a tarifa no valor de R$ 47,44. Após o pagamento, o agendamento estará disponível em até 72 horas. 

Já quem não fez a inspeção em 2012 terá que pagar, além da tarifa da inspeção, uma guia no valor de R$ 46,40 (preço público) para que a Prefeitura desbloqueie a inspeção do veículo para o ano de 2013.Lembramos que as duas guias devem ser pagas simultaneamente para que, após 72 horas, o agendamento possa ser liberado. Neste caso, o proprietário, independente do final da placa, já poderá agendar a inspeção referente a 2013.
As guias, agendamentos e informações sobre endereços e horários de atendimento dos Centros de Inspeção estão disponíveis no site da Controlar (www.controlar.com.br).

Se seu veículo possui placas de final 0 (zero), o agendamento está disponível desde o dia 02 de setembro.

Como solicitar o reembolso da tarifa paga pela Inspeção Veicular:

Os proprietários de veículos que foramaprovados na inspeção ambiental veicular em 2013 já podem solicitar pelo site da Prefeitura (www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao) o reembolso do valor pago pelo serviço. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), os primeiros reembolsos começaram a ser pagos no dia 3 de julho. 

Para receber o dinheiro de volta, é preciso que o veículo aprovado na inspeção 2013 esteja com seu licenciamento emitido e não tenha débito de IPVA ( Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Além disso, o proprietário do veículonão pode ter multa de trânsito vencida ou estar inscrito no Cadin (Cadastro Informativo Municipal). 

O reembolso da taxa será depositado na conta corrente do proprietário do veículo. Caso não tenha conta em banco, o proprietário poderá receber o reembolso via ordem de pagamento. Quem optar por esta forma de pagamento receberá uma mensagem no e-mail cadastrado informando que o valor está disponível para saque em uma agência bancária indicada pela Prefeitura. 

Os proprietários de veículos que realizaram a inspeção referente a 2013 e que ainda não fizeram a solicitação do reembolso devem acessar o site da Prefeitura e preencher os dados do veículo - ano exercício da inspeção, certificado de aprovação, número da placa e Renavam. No segundo passo, caso seja aprovada a devolução, o sistema pede que sejam informados os números de agência e conta corrente. 

Qualquer dúvida ou problema com a restituição deve ser encaminhada diretamente para a Prefeitura por meio do e-mail imreembolso@prefeitura.sp.gov.br. 

Para quem não possui o número do certificado de aprovação. 

Para facilitar o reembolso, a Controlar disponibilizou no site o número do certificado de aprovação, necessário para a solicitação do reembolso.
A pesquisa é rápida e fácil. Basta acessar o site da Controlar (www.controlar.com.br) / Serviços/ Consulte a situação da inspeção do seu veículo ou pelo link appa1.controlar.com.br/agendamento/DadosInspecao.jsf

Para a pesquisa é preciso ter em mãos o número do Renavam do veículo. 

O número do certificado de aprovação também pode ser fornecido pela Central de Atendimento no (11) 3545-6868.