terça-feira, 9 de novembro de 2010

Manutenção Preventiva ou Corretiva?

Diariamente nas oficinas nos deparamos com diversos tipos de carros e clientes. Existem aqueles que ao menor barulho em qualquer parte já param o veículo num reparador de confiança e outros que esperam o carro literalmente parar para procurar alguma oficina.
Normalmente as pessoas que se enquadram no segundo perfil não teem uma oficina de confiança, procuram, sempre o menor preço, gente desse tipo quase nunca quer qualidade, preferem o carro rodando de qualquer maneira a fazer uma reparação adequada. Outra parcela são aqueles que cuidam do veículo seguindo o plano de manutenção contido no manual do proprietário (não necessariamente fazendo revisões em concessionárias) conseguem manter o carro em movimento sempre em perfeitas condições de uso em todas as suas partes (elétrica, mecânica, eletrônica e lataria), os menos afeitos a cuidarem do veículo estão sempre a mercê dos maus profissionais e curiosos da área.
Tenha sempre em mente que um serviço bem executado é uma reparação feita uma vez só e que a utilização de materiais, peças e ferramentas certas fazem as chances de um ótimo resultado crescerem. Não importa o porte do oficina e sim o conhecimento técnico do reparador, as suas explicações e a sua disposição em aprender sempre, tenho a humildade como seu aliado.
A manutenção preventiva é aquela onde o dono do veículo ao chegar em determinada KM sempre analisa e troca algumas peças que estão sujeitas ao desgaste natural. A manutenção corretiva é aquela em que o proprietário só troca as peças depois delas terem quebrado e deixado o dono do veículo com raiva, parado na estrada/rua, preocupado com o gasto que aquilo vai gerar e com a dor de cabeça que ele vai ter depois. Seria interessante se todos os donos de veículos automotores utilizam-se do expediente da manutenção preventiva mas nem sempre é assim, existem casos em que o proprietário nem olha o óleo do carro e isso acaba gerando um desgaste no motor a longo prazo e quando ele percebe, já era. O gasto nesse caso é enorme.
Veículos bem cuidados quase nunca dão uma manutenção dispendiosa, mas deixe de fazer o básico e seus gastos irão nas alturas.
O básico da manutenção preventiva é:
- Verificação do nível do óleo a cada semana: Se necessário completar.
- Verificação do nível do liquido de arrefecimento a cada semana; Se necessário adicionar água juntamente com aditivo;
- Verificar as mangueiras do sistema de arrefecimento;
- Tensão das Correias;
- Lâmpadas;
- Desgaste dos pneus a cada mês e se necessário fazer alinhamento e balanceamento e a cada 5 mil km rodízio, inclusive do estepe;
Uma dica interessante e útil é estar sempre atento a qualquer comportamento diferente do normal em seu carro (barulhos, rangidos, carro puxando para os lados nas freadas, entre outros) e nesse caso solicitar que um profissional dê um diagnóstico do que está ocorrendo em seu veículo e a melhor forma de ser reparado, se necessário.
Dessa forma, dificilmente seu carro deixará de ter as características originais e sempre terá um valor de revenda superior e garanto que você nunca necessitará de um guincho.
Vamos rodar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário